Ciência em Casa
O fim da tensão
Ciência em Casa

Material

      Copo.
      Três palitos de madeira.
 
Compostos

      Água.
      Detergente.
 
Vídeo:  download.avi (82 KB)





Fotos:  








Procedimento

     1. Enche de água cerca de 3/4 de um copo.

     2. No centro da superfície da água, coloca dois palitos lado a lado. (a junção dos dois palitos pode ser feita com a ajuda do terceiro palito)

     3. Põe um pouco de detergente na ponta do terceiro palito.

     4. Toca o meio dos palitos flutuantes com a ponta do terceiro palito.

     5. Podes verificar que os dois palitos afastam-se rapidamente, como se o terceiro palito tivesse partido a ligação entre os dois.
 
O porquê?

A ligação foi quebrada, no momento em que se tocou com detergente o centro dos palitos. Esta experiência lembra o jogo da corda, no qual duas pessoas puxam a corda em sentidos opostos. Entretanto, para a analogia ser completa é preciso introduzir uma terceira pessoa que corta a corda. A responsável pela ligação entre os palitos é a tensão superficial. As moléculas de água na superfície sofrem atracções fortes para o seio do líquido, não sofrendo atracções no sentido oposto. Ao adicionar os palitos à superfície, parte dessas atracções passam a ser compensadas. O detergente tem como função baixar a tensão superficial da água, de maneira a que a remoção de gorduras seja facilitada. Quando o palito do detergente toca o centro dos palitos, a tensão superficial nesse local baixa bruscamente. Os palitos são instantaneamente puxados pela tensão superficial ainda existente, sendo a sua intensidade maior na periferia do copo.
 




Todos os direitos reservados. Copyright © 1999-2003 Ciência em Casa - Vasco Silva.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Por favor informe-me se houver algum problema no site.
As 5 melhores História do site Ligações interessantes Regras de segurança Contacto English version