Ciência em Casa
Submarino Caseiro
Ciência em Casa

Material

      Palheira (5 cm).
      Plasticina.
      Cola.
      Garrafa de plástico.
      Água.
 

 
Vídeo:  download1.avi (366 KB)                 download2.avi (321 KB)



Fotos:  








Procedimento

     1. Enche totalmente a garrafa de plástico com água.

     2. Tapa uma das extremidades da palheira com cola.

     3. Depois da cola estar seca mete plasticina na palheira até que o "submarino" flutue por pouco na água contida na garrafa. (a palheira deve ficar praticamente toda submersa)

     4. Já com o "submarino" dentro da garrafa arrolha-a.

     5. De seguida aperta a garrafa e verifica que o "submarino" começa logo de imediato a submergir. Quando deixares de apertar a garrafa o "submarino" começa logo a emergir. Não é um espectáculo?
 
O porquê?

  Ao "submarino" que acabas de construir está associada uma determinada densidade aparente que o faz flutuar por pouco na água. Quando apertas a garrafa, devido à incompressibilidade da água o volume de ar contido no interior do "submarino" diminui porque é comprimido. Com isto, a densidade aparente do "submarino" aumenta implicando a submersão imediata deste. Quando deixas de apertar a garrafa, a pressão do ar volta à inicial fazendo com que o volume de ar contido no "submarino" aumente. Isto faz com que a densidade aparente diminua para o nível inicial e o "submarino" comece de imediato a emergir.
Os submarinos verdadeiros funcionam de maneira análoga, utilizando bombas de água que sugam ou retiram água do submarino de modo a possibilitar a submersão ou emersão deste, respectivamente. Como vês, a ciência põe-nos sempre de boca aberta. Que mundo fascinante!




Todos os direitos reservados. Copyright © 1999-2003 Ciência em Casa - Vasco Silva.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Por favor informe-me se houver algum problema no site.
As 5 melhores História do site Ligações interessantes Regras de segurança Contacto English version