Ciência em Casa
Oxigénio no ar
Ciência em Casa

Material

      Dois ímans.
      Frasco de vidro.
      Tina de vidro.
      Etiqueta de papel.
 
Compostos

      Água.
      Limalha de ferro.
 
Vídeo:  
download1.avi   (165 KB)



Fotos:  











Procedimento

     1. Enche metade da tina com água.

     2. Deita limalha de ferro num dos ímans, por forma a que três das suas quatro superfícies fiquem cobertas por esta.

     3. Coloca o íman com a limalha no interior do frasco de vidro, encostando a sua superfície sem limalha ao vidro do frasco.

     4. Com a ajuda do outro íman fixa o íman com limalha no topo da parede lateral do frasco.

     5. Coloca o frasco de vidro ao contrário no interior da tina, submergindo parte deste.(a água da tina passa a delimitar o ar contido no frasco, ou seja, passamos a ter um sistema fechado no interior do frasco)

     6. Coloca uma etiqueta no exterior do frasco à altura equivalente ao nível da água no interior do frasco invertido. (em vez da etiqueta, neste passo podes utilizar um marcador para marcar o nível inicial da água)

     7. Vai verificando o nível da água periodicamente durante as próximas 24 horas. O que acontece?
 
O porquê?

Nesta experiência podes observar que o nível da água no interior do frasco sobe até cerca de 20% da altura total do frasco não ocupada pela água. No interior do frasco invertido temos ar, um íman e limalha de ferro. O ar é constituído por azoto (79%), oxigénio (20%) e outros gases (1%). O ferro enferruja (formação de óxido de ferro) na presença de uma atmosfera que contenha oxigénio. Na presente experiência, o ferro no íman reage com o oxigénio fazendo com que o nível da água suba até que esta ocupe um volume igual ao ocupado pelo oxigénio. Isto é verdade porque o produto da reacção entre o ferro e o oxigénio é sólido. Como é sabido um sólido ocupa um volume muito inferior comparativamente com um gás. A partir de um certo momento, o nível da água permanece inalterado. Isto porque a reacção de oxidação do ferro cessa por falta de oxigénio. Sendo assim, quando quiseres proteger o ferro da ferrugem basta retirares todo o oxigénio do ar em contacto com este. É devido a este facto que a corrosão do ferro em meios fechados é muito inferior à corrosão em meios abertos.





As 5 melhores História do site Ligações interessantes Regras de segurança Contacto English version
Todos os direitos reservados. Copyright © 1999-2003 Ciência em Casa - Vasco Silva.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Por favor informe-me se houver algum problema no site.