Ciência em Casa
Esferas de óleo que flutuam
Ciência em Casa

Material

      Copo de vidro fundo.
      Conta-gotas.
 
Compostos

      Água.
      Óleo.
      Groselha.
      Álcool etílico.
 
Vídeo:  download.avi (217 KB)





Fotos:  




Procedimento

     1. Deita groselha na água, para esta ficar corada de vermelho.

     2. Verte a água corada para um copo fundo.

     3. Adiciona, cuidadosamente, o álcool etílico. (podes adicionar o álcool com a ajuda do cabo de uma colher de sopa. Procura adicionar o álcool devagar, para que este não se misture com a água)

     4. Com a ajuda de um conta-gotas, adiciona gotas de óleo ao sistema bifásico. (tenta dispersar as gotas, de maneira a tornar o efeito seja mais evidente)
 
O porquê?

Esferas de óleo a flutuar entre a água e o álcool! Assim como na experiência "Densidade de líquidos", nesta experiência pode-se observar que o álcool etílico é mais leve do que a água. Ao adicionar com cuidado o álcool, este forma uma fase distinta que flutua na água. Por sua vez, o óleo ao ser adicionado deposita-se na superfície que separa o álcool e a água, isto porque se trata de um líquido mais leve do que a água e mais pesado do que o álcool. Devido à existência de forças de repulsão entre as moléculas de água e as moléculas de óleo, as gotas de óleo adquirem uma forma quase esférica. Se não se verificassem estas forças repulsivas, teríamos uma camada muito fina de óleo a flutuar na água. A forma final das gotas de óleo não é exactamente esférica devido à gravidade, que tem um efeito pequeno sobre as gotas.
 




As 5 melhores História do site Ligações interessantes Regras de segurança Contacto English version
Todos os direitos reservados. Copyright © 1999-2003 Ciência em Casa - Vasco Silva.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Por favor informe-me se houver algum problema no site.