Ciência em Casa
O ponto fulcral
Ciência em Casa

Material

      Batata.
      2 garfos de metal.
      Palito.
      Copo de vidro.
 

 
Vídeo:  download.avi (256 KB)





Fotos:  








Procedimento

     1. Arranja uma batata que tenha os eixos de simetria horizontal e vertical quase bem definidos.

     2. Espeta o palito na batata seguindo os eixos de simetria desta. (o local de colocação do palito deve ser no eixo de simetria vertical e um pouco acima do eixo de simetria horizontal)

     3. Espeta os dentes de cada um dos garfos na batata, de maneira a que o palito fique entre os garfos. (o local de espeto de cada um dos garfos deve ser escolhido tal que o eixo de simetria vertical do conjunto seja mantido)

     4. Coloca o palito na borda do copo e ajusta o ângulo entre os garfos por forma a que o equilíbrio se verifique. (se o conjunto cair para fora do copo, diminui o ângulo entre os garfos. Se, pelo contrário, o conjunto cair para dentro do copo, aumenta o ângulo entre os garfos)
 
O porquê?

O conjunto constituído pelo palito, batata e garfos fica em equilíbrio na borda do copo! Assim como os equilibristas do circo, o conjunto fica suspenso na borda do copo sem cair. Este facto é devido à existência de um ponto no palito, onde se pode supor que toda a massa do conjunto está concentrada. Quando apoiamos esse ponto na borda do copo é como se colocássemos um objecto virtual de igual massa nesse mesmo local.
No conjunto da experiência, o centro de massa ou gravidade está localizado no palito porque o peso da batata é contrabalançado pelo dos garfos. Sendo assim, quando quiseres fazer de equilibrista trata de encontrar a intersecção dos teus eixos de simetria e desloca-te por forma a que esse ponto esteja sempre em cima do fio onde te equilibras. Experimenta, mas não te magoes!
 




Todos os direitos reservados. Copyright © 1999-2003 Ciência em Casa - Vasco Silva.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Por favor informe-me se houver algum problema no site.
As 5 melhores História do site Ligações interessantes Regras de segurança Contacto English version