Ciência em Casa
Plástico que não arde
Ciência em Casa

Material

      Três copos de plástico.
      Fósforos.
      Vela de cera.
      Terra.
      Água.
 

 
Vídeo:  download1.avi (231 KB)                 download2.avi (444 KB)                 download3.avi (328 KB)



Fotos:  




Procedimento

     1. Enche três quartos do volume total de um dos copos de plástico com água.

     2. Enche três quartos do volume total de um dos copos de plástico com terra. (o copo restante deve permanecer vazio)

     3. Acende a vela de cera com a ajuda de um fósforo. (cuidado com o manuseamento dos fósforos. Estes quando mal utilizados podem implicar acidentes inesperados)
     4. Pega no copo de plástico vazio e coloca-o em cima da chama da vela. Quando verificares que o plástico começa a arder retira o copo da chama.

     5. Pega no copo de plástico com água e coloca-o em cima da chama da vela. Podes verificar que o copo não arde devido ao facto de este conter água no seu interior.

     6. De seguida, pega no copo de plástico com terra e coloca-o em cima da chama da vela. Podes verificar que o copo começa a arder pouco tempo depois.
O porquê?

  O facto do copo de plástico arder ou não quando está em contacto com a chama da vela depende das propriedades do plástico de que é constituido o copo e do material que está no seu interior.
  Nas presentes experiências é mantida constante a propriedade da película de plástico relativa à tranferência de calor através desta. Entretanto, o mesmo não se pode referir em relação ao conteúdo no interior do copo. Quando no interior do copo está ar, este não permite uma dissipação adequada do calor libertado pela chama da vela, visto que o ar apresenta a propriedade de oferecer uma elevada resistência à tranferência de calor. Sendo assim, quando o copo de plástico contém somente ar, a temperatura no exterior do copo atinge a de inflamação do plástico começando este a arder. O mesmo se passa para a terra porque esta também não possibilita a dissipação adequada do calor.
  Em contraste, o copo de plástico não arde quando contém água no seu interior porque a água tem uma capacidade calorífica elevada que permite uma absorção do calor transmitido ao copo pela chama da vela. Isto é, a água permite que a temperatura no exterior do copo seja sempre inferior à de inflamação do plástico porque utiliza o calor libertado pela chama para aumentar lentamente a sua temperatura (elevada capacidade calorífica). Experimenta e fica a conhecer melhor as propriedades da água!




Todos os direitos reservados. Copyright © 1999-2003 Ciência em Casa - Vasco Silva.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Por favor informe-me se houver algum problema no site.
As 5 melhores História do site Ligações interessantes Regras de segurança Contacto English version