Ciência em Casa
Produção de amoníaco
Ciência em Casa

Material

      Tubo de ensaio.
      Lamparina de álcool.
      Tripé e grelha.
      Rolha de cortiça perfurada.
      Óculos de protecção.
      Tubo de vidro.
      Tubo de borracha.
 
Compostos

      Cloreto de amónio.
      Hidróxido de cálcio.
      Água destilada.
 

 
Procedimento

     1. Mistura bem o cloreto de amónio com o hidróxido de cálcio. (a mistura deve ser feita sobre um papel, de maneira a obter a melhor mistura possível)

     2. Transfere a mistura sólida para o fundo de um tubo de ensaio [1]. (a transferência deve ser feita com a ajuda de um cone feito de folha de papel)

     3. Une o tubo de vidro à cortiça perfurada, numa das suas pontas. Une a outra ponta a um tubo de borracha. Por fim, une o tubo de ensaio [1] à rolha de cortiça perfurada. (a união do tubo de vidro à cortiça perfurada deve ser feita com a ajuda de um pano de algodão. O pano terá a função de proteger as mãos no caso de o tubo partir)

     4. Enche com água destilada metade do segundo tubo de ensaio [2], inserindo depois a ponta do tubo de borracha livre no seio desta.

     5. Aquece a mistura sólida do tubo de ensaio [1]. O aquecimento deverá ser feito pela chama da lamparina de álcool. (durante o aquecimento, o tubo de ensaio [1] deve estar na horizontal, pois isso fará com que o sólido esteja mais espalhado, facilitando o aquecimento de uma maior quantidade de sólido. No decorrer do aquecimento, irá ser verificada a subida de água destilada no tubo de borracha, devendo-se isso à variação de pressão no tubo de ensaio [1]. Quando a água começar a subir deve-se ter o cuidado de tirar um pouco o tubo de borracha do seio desta)

     6. A solução que se irá formar no tubo de ensaio [2] é chamada solução de amónia. (a solução deverá ter um cheiro forte, característico do amoníaco)
 




As 5 melhores História do site Ligações interessantes Regras de segurança Contacto English version
Todos os direitos reservados. Copyright © 1999-2003 Ciência em Casa - Vasco Silva.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Por favor informe-me se houver algum problema no site.